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Pedro Jailson
Autista, TDAH e cofundador da Clínica terapeuTEAr

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Descubra a Verdade por Trás do Shutdown no Autismo 

 

 

O que é um Shutdown?

 

O termo "shutdown" é utilizado no contexto do autismo para descrever um tipo de crise que pode ocorrer em pessoas no espectro autista. O autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e se caracteriza por desafios na comunicação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Os shutdowns são uma resposta de defesa do sistema nervoso que pode ser desencadeada quando uma pessoa autista se sente extremamente sobrecarregada e incapaz de processar ou lidar com a situação em que se encontra.

 

Um shutdown é uma reação que pode ser comparada a um "desligamento" temporário. Diferente do "meltdown", que é uma explosão emocional visível e intensa, o shutdown é mais interno e pode ser menos perceptível para os outros. Durante um shutdown, a pessoa pode se tornar muito quieta, retraída e pode até parecer catatônica. É como se o cérebro estivesse tentando se proteger de uma sobrecarga, reduzindo temporariamente a atividade, quase se desligando, para evitar danos maiores.

 

 

Causas comuns de um shutdown autista:

• 1. Sobrecarga sensorial: Exposição excessiva a estímulos sensoriais, como ruídos altos, luzes intensas, multidões ou ambientes caóticos, que sobrecarregam o sistema nervoso do autista.

 

• 2. Estresse e ansiedade: Situações estressantes, mudanças na rotina, pressão social ou demandas excessivas podem desencadear um shutdown como resposta ao estresse acumulado.

 

• 3. Esgotamento emocional: Lidar com emoções intensas, conflitos interpessoais ou experiências emocionalmente desgastantes pode levar a um shutdown devido ao esgotamento emocional.

 

• 4. Fadiga e cansaço: Períodos prolongados de atividade mental ou física, falta de descanso adequado ou alterações no padrão de sono podem contribuir para um shutdown.

 

• 5. Mudanças bruscas na rotina: Alterações inesperadas na rotina diária, como cancelamentos de planos ou imprevistos, podem ser desestabilizadoras e levar a um shutdown.

 

• 6. Interação social prolongada: Engajar-se em interações sociais por períodos extensos, especialmente em situações desafiadoras ou com alta demanda social, pode resultar em um shutdown.

 

• 7. Dificuldade em processar informações: Quando há um excesso de informações para processar, seja em conversas, tarefas complexas ou múltiplos estímulos simultâneos, pode ocorrer um shutdown.

 

• 8. Frustração e sensação de impotência: Sentir-se incapaz de lidar com uma situação, comunicar suas necessidades efetivamente ou controlar o ambiente ao redor pode desencadear um shutdown.

 

 

Sintomas de um Shutdown:

 

• Retraimento social: A pessoa se isola, evita interações sociais e pode se recusar a falar.

 

• Mutismo seletivo: Pode ocorrer uma incapacidade temporária de falar, mesmo com pessoas próximas.

 

• Apatia e letargia: Sensação de exaustão, falta de energia e motivação para realizar atividades.

 

• Respostas monossilábicas: Quando fala, tende a usar respostas curtas, como "sim" ou "não".

 

• Contato visual reduzido: Evita olhar diretamente para os outros, desviando o olhar.

 

• Hipersensibilidade sensorial: Aumento da sensibilidade a estímulos como sons, luzes e toque.

 

• Movimentos repetitivos: Pode apresentar stims (movimentos repetitivos) mais intensos, como balançar o corpo.

 

• Dificuldade de concentração: Foco e atenção prejudicados, dificuldade em realizar tarefas.

 

• Alterações de humor: Pode ficar mais irritável, ansioso ou emocionalmente instável.

 

• Desconexão Emocional: A pessoa pode parecer emocionalmente distante ou apática.

 

 

Como um Autista se Sente Durante um Shutdown?

 

Durante um shutdown, um autista pode experimentar uma série de sensações e estados emocionais que podem ser bastante intensos e debilitantes. Aqui estão algumas das formas como um autista pode se sentir durante um shutdown:

 

1. Exaustão Extrema:

- Física: O corpo pode se sentir extremamente cansado, como se todas as energias tivessem sido drenadas. Movimentos simples podem parecer difíceis ou impossíveis.

- Mental: A mente pode se sentir sobrecarregada e incapaz de processar informações ou tomar decisões.

 

2. Desconexão:

- Emocional: Pode haver uma sensação de distanciamento emocional, onde a pessoa se sente desconectada de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros.

- Social: A interação social pode se tornar insuportável, levando a uma necessidade urgente de se isolar.

- Desrealização/Despersonalização: Alguns autistas podem experimentar uma sensação de desconexão com a realidade ou com o próprio corpo durante um shutdown, sentindo-se como se estivessem observando tudo de fora.

 

3. Incapacidade de Comunicação:

- Verbal: A pessoa pode achar difícil ou impossível falar. As palavras podem não vir, ou a fala pode se tornar incoerente.

- Não Verbal: Gestos e expressões faciais também podem ser reduzidos ou ausentes.

 

4. Sensação de Sobrecarga:

- Sensorial: Estímulos sensoriais, como luzes brilhantes, sons altos ou texturas desconfortáveis, podem se tornar insuportáveis.

- Emocional: Emoções podem se tornar avassaladoras, levando a uma sensação de estar emocionalmente sobrecarregado.

 

5. Necessidade de Isolamento:

- Espaço Pessoal: A pessoa pode sentir uma necessidade urgente de se retirar para um espaço seguro e tranquilo, longe de estímulos e interações.

- Tempo: Pode ser necessário um período prolongado de descanso e recuperação, variando de minutos a horas ou até dias.

 

6. Redução da Capacidade Cognitiva:

- Foco: A capacidade de se concentrar em tarefas ou conversas pode ser severamente reduzida.

- Memória: Pode haver dificuldades em lembrar informações recentes ou em processar novas informações.

 

 

Como Ajudar um Autista em Shutdown?

 

1. Ofereça um espaço seguro e calmo:

a. Encontre um ambiente com poucos estímulos sensoriais, como um quarto silencioso ou um espaço ao ar livre tranquilo.

b. Reduza a exposição a luzes brilhantes, sons altos e outras fontes de sobrecarga sensorial.

 

2. Respeite a necessidade de isolamento:

a. Permita que a pessoa se afaste de interações sociais e estímulos quando necessário.

b. Não pressione para que a pessoa se envolva em conversas ou atividades se ela não estiver pronta.

 

3. Seja paciente e compreensivo:

a. Entenda que a pessoa pode levar algum tempo para se recuperar do shutdown e não a apresse.

b. Evite julgamentos ou críticas sobre o comportamento da pessoa durante o shutdown.

 

4. Ofereça apoio prático:

a. Ajude com tarefas diárias, como preparar refeições simples ou cuidar de responsabilidades imediatas.

b. Ofereça-se para criar uma barreira física entre a pessoa e estímulos excessivos, se necessário.

 

5. Comunique-se com clareza e simplicidade:

a. Use frases curtas e diretas ao se comunicar, evitando linguagem complexa ou ambígua.

b. Esteja aberto a formas alternativas de comunicação, como a escrita, se a fala estiver difícil.

 

6. Ofereça opções e controle:

a. Dê à pessoa opções sobre como ela gostaria de ser apoiada, respeitando suas preferências individuais.

b. Permita que a pessoa tenha controle sobre seu ambiente e rotina, na medida do possível.

 

7. Esteja disponível e acessível:

a. Faça check-ins regulares, perguntando se a pessoa precisa de algo, mas sem ser intrusivo.

b. Garanta à pessoa que você está disponível se ela precisar de apoio adicional.

 

8. Ajude a criar um plano de autocuidado:

a. Trabalhe com a pessoa para identificar estratégias de autocuidado que funcionem para ela, como técnicas de relaxamento ou atividades calmantes.

b. Incentive a pessoa a usar essas estratégias regularmente, especialmente após um shutdown.

 

9. Eduque-se sobre shutdowns e autismo:

a. Procure informações de fontes confiáveis para entender melhor a experiência de um shutdown autista.

b. Esteja aberto para aprender com a própria pessoa autista sobre suas experiências e necessidades únicas.

 

10. Cuide de si mesmo:

a. Lembre-se de cuidar de sua própria saúde mental e bem-estar enquanto apoia alguém durante um shutdown.

b. Procure apoio de outros quando necessário e pratique o autocuidado regularmente.

 

 

Além disso, é importante lembrar que cada pessoa autista é única e pode ter necessidades e preferências específicas durante um shutdown. É recomendado conversar com a pessoa quando ela não estiver em um shutdown para entender melhor o que funciona melhor para ela nesses momentos.

 

Criar um plano de crise antecipadamente também pode ser útil. Isso envolve identificar gatilhos, sinais de alerta precoce e estratégias de enfrentamento eficazes em colaboração com a pessoa autista. Ter um plano estabelecido pode ajudar a minimizar a duração e a intensidade de um shutdown.

 

É crucial não tentar forçar a pessoa a sair do shutdown antes que ela esteja pronta. Pressionar alguém durante um shutdown pode prolongar a duração do episódio e aumentar o desconforto da pessoa. Respeite o tempo e o espaço necessários para a recuperação.

 

Por fim, é essencial abordar os shutdowns com empatia e compreensão. Essas experiências são válidas e desafiadoras para as pessoas autistas, e elas merecem apoio e acomodações durante esses momentos difíceis. Com paciência, compreensão e estratégias adequadas, é possível ajudar alguém a atravessar um shutdown de maneira mais segura e confortável.